Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Peças com mais de 20 toneladas começam a ser instaladas na Ponte do Quiriri
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Nova fase da construção contempla a elevação de bases de concreto que comporão a estrutura da ponte em Joinville
Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Joinville marcou um novo capítulo na obra da Ponte do Quiriri com o início da instalação das longarinas, elementos fundamentais que compõem as pistas da ponte. Após a construção dos pilares de sustentação, a empresa responsável pela obra está realizando o içamento dessas estruturas que representam um passo significativo na materialização do projeto.
No total, serão 18 longarinas, das quais 12 foram instaladas durante o dia de segunda-feira e as restantes seis na terça-feira. Cada uma dessas peças impressiona pelas dimensões, medindo 20 metros de comprimento e pesando 22 toneladas. "Por esse motivo, foi montada uma frente de trabalho especial, com um caminhão guindaste capaz de suportar essa quantidade de peso para elevar as peças e posicioná-las precisamente sobre os pilares. Contamos também com profissionais especializados acompanhando todo o processo", esclarece o engenheiro Paulo Mendes, diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville.
Após a conclusão da instalação das longarinas, a próxima etapa incluirá a concretagem dessas peças, das laterais da ponte e, posteriormente, a implantação de uma laje de transição entre a ponte e a rua.
A Ponte do Quiriri, ao término da obra, terá 60 metros de extensão, divididos em três vãos de 20 metros cada, com 8,8 metros de largura. O projeto contempla duas pistas para veículos, dois passeios para pedestres e guarda-corpo. O investimento totaliza quase R$ 4 milhões. A estrutura em concreto armado permitirá o aumento da capacidade de carga, incluindo a passagem de caminhões, beneficiando aproximadamente 2,5 mil moradores da região do Quiriri.
A antiga ponte, de madeira, ficou completamente danificada após as intensas chuvas de novembro de 2022. Logo em seguida, a Prefeitura iniciou a elaboração do projeto executivo. A licitação da Ponte do Quiriri foi a primeira concorrência eletrônica de obra aberta e homologada no Brasil, seguindo a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), o que possibilitou maior agilidade no processo licitatório. A empresa vencedora da licitação e encarregada da execução do serviço é a Fator3 Construções Ltda.

Deixe seu comentário